quarta-feira, 7 de maio de 2008

Serviços

O site da BBC Brasil adota um conceito, no mínimo, estranho para o quesito “serviço”. Há, na lateral esquerda, diversos links ordenados sob a cartola “serviços”. Entretanto, é possível notar uma certa esquizofrenia na utilização do termo. Tudo bem, um sistema de newsletter, onde você pode receber as principais notícias do portal por e-mail, até ajuda. Agora, tópicos como “sobre a BBC’, “expediente” e “parceiros” não caracterizam MESMO uma proposta de serviço.

Já sessões que, nitidamente, são de serviço não estão em tal editoria. A previsão do tempo é um desses exemplos e mostra a temperatura de algumas cidades brasileiras e do exterior. Nada muito requintado, apenas o básico. Creio que não seria um grande esforço, para uma rede como a BBC, disponibilizar as temperaturas de, pelo menos, todas as capitais do país.

A parte do site que mais presta um serviço ao internauta é a sessão “aprenda inglês”. É realmente útil. Nada daquela baboseira de receber noticias que tu nem vais ler no e-mail ou saber a temperatura que tu podes ter de um modo muito mais completo num site específico. Há a oportunidade de se aprender o inglês tal qual ele é dito, ou escrito, na longínqua terra do Big Eye. Ao clicar no link, pode-se escolher uma notícia, na capa, que abrirá totalmente em inglês. Findada a leitura, há, ainda, uma lista com as palavras e expressões principais do texto e suas respectivas traduções. Aproveitando os recursos multimídias, o site disponibiliza a pronúncia de cada palavra. Sim, é só clicar para ouvir aquele sotaque britânico charmosérrimo te dizendo a pronúncia correta de uma palavra ou expressão.

Ainda dentro do “aprenda inglês”, você pode optar por ouvir a bbc ao vivo, jogar crosswords, ficar por dentro dos jargões do inglês comercial, anotar algumas dicas gramaticais e gírias futebolísticas e, para os teachers de plantão, há alguns macetes de quebra.

Nenhum comentário: