quinta-feira, 1 de maio de 2008

Conhecendo a realeza

Pela observação feita do site da BBC na versão brasileira, é possível dizer que a organização da página é simples e bem estruturada. A página de conteúdo é dividida sempre em três colunas. A matéria principal é destacada no canto superior esquerdo da página e é cedido um espaço de duas colunas. Outros destaques menores são enfatizados com uma faixa azul. O logotipo do site da BBC está localizado no canto esquerdo, acima da matéria principal. A parte de busca de notícias também fica na parte superior só que do lado direito. Como o site da BBC Brasil é uma parte dentro do site da BBC do Reino Unido, acima do logotipo da empresa está a navegação global do site. Clicando nesses links, que estão dispostos horizontalmente, é possível navegar nas opções: Home. News, Sport, Radio, TV, Weather e Languages.
O site só deixa a desejar na divisão das editorias. A navegação local, que dá acesso aos conteúdos de dentro do site da BBC Brasil, está localizada na coluna da esquerda e possui a divisão dos conteúdos em: Ciência e Saúde, Cultura e Entretenimento, Vídeo e Áudio, Fotos, Especial, Interatividade, Tempo, Aprenda Inglês, sem contar a parte de Rádio Serviços e Serviço Mundial. Entretanto, essas divisões da navegação local não dão conta do conteúdo que é disponibilizado no site. Por ser um site jornalístico, as notícias de mundo, ciência, política e economia têm mais espaço que as notícias de entretenimento. Mas para encontrar notícias de editorias que não estão especificadas na navegação local, é preciso selecioná-las na página principal, ou começar uma busca entre as outras editorias para ver se encontra algo relacionado ao assunto.
Somente na página principal, há frases que mudam constantemente chamando atenção para as notícias mais recentes. O site não possui nenhum tipo de banner publicitário, tanto na página principal, como nas que dão acesso para as editorias e matérias. Nenhum tipo de janela se abre sem que o internauta tenha solicitado. Os vídeos e a parte multimídia se encontram no canto superior direito da página principal e também das páginas principais de cada editoria. Nas páginas de matéria, os vídeos e as fotos podem ser acessados através de links que aparecem dentro do texto.

Nenhum comentário: