quarta-feira, 7 de maio de 2008

Interatividade

Sobre a interatividade, bem, o que se nota é que o site não investe muito nessa área. No link específico para o internauta supostamente interagir, o máximo que pode ser feito é deixar um comentário sobre determinado assunto. E as notícias “interagíveis” são sempre as mesmas! Desde a semana passada o pobre leitor tem dado pitacos sobre a crise dos alimentos, eleições paraguaias e importância das atividades extracurriculares.

Serviços

O site da BBC Brasil adota um conceito, no mínimo, estranho para o quesito “serviço”. Há, na lateral esquerda, diversos links ordenados sob a cartola “serviços”. Entretanto, é possível notar uma certa esquizofrenia na utilização do termo. Tudo bem, um sistema de newsletter, onde você pode receber as principais notícias do portal por e-mail, até ajuda. Agora, tópicos como “sobre a BBC’, “expediente” e “parceiros” não caracterizam MESMO uma proposta de serviço.

Já sessões que, nitidamente, são de serviço não estão em tal editoria. A previsão do tempo é um desses exemplos e mostra a temperatura de algumas cidades brasileiras e do exterior. Nada muito requintado, apenas o básico. Creio que não seria um grande esforço, para uma rede como a BBC, disponibilizar as temperaturas de, pelo menos, todas as capitais do país.

A parte do site que mais presta um serviço ao internauta é a sessão “aprenda inglês”. É realmente útil. Nada daquela baboseira de receber noticias que tu nem vais ler no e-mail ou saber a temperatura que tu podes ter de um modo muito mais completo num site específico. Há a oportunidade de se aprender o inglês tal qual ele é dito, ou escrito, na longínqua terra do Big Eye. Ao clicar no link, pode-se escolher uma notícia, na capa, que abrirá totalmente em inglês. Findada a leitura, há, ainda, uma lista com as palavras e expressões principais do texto e suas respectivas traduções. Aproveitando os recursos multimídias, o site disponibiliza a pronúncia de cada palavra. Sim, é só clicar para ouvir aquele sotaque britânico charmosérrimo te dizendo a pronúncia correta de uma palavra ou expressão.

Ainda dentro do “aprenda inglês”, você pode optar por ouvir a bbc ao vivo, jogar crosswords, ficar por dentro dos jargões do inglês comercial, anotar algumas dicas gramaticais e gírias futebolísticas e, para os teachers de plantão, há alguns macetes de quebra.

Troca de capas

A capa do site é atualizada com relativa freqüência, pelo menos duas vezes ao dia. A hora e o dia da atualização ficam disponíveis em uma linha logo acima da matéria principal da própria capa. Contudo, apesar de atualizada, a notícia principal pode, em alguns casos, continuar igual, mudando apenas as chamadas secundárias.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Conteúdo

A página da BBC Brasil tem a maior parte do conteúdo produzido por seus próprios repórteres, em alguns casos, com enviados especiais. O portal também apresenta textos trabalhados a partir de informações de agências de notícias, como Reuters e EFE, além de reportagens próprias de jornalistas de tais organizações.

Contato

A maior parte das matérias publicadas no site da BBC Brasil não é assinada pelo jornalista que a redigiu. E quando alguma matéria é assinada, o que é raro, não é exibido o e-mail do repórter para contato.

Na parte inferior da página, há um link onde se encontra o expediente do site. Lá estão os nomes de todos os que fazem o portal BBCBrasil.com, mas não tem e-mails específicos das pessoas. Há os endereços físicos tanto da BBC de Londres, quanto de São Paulo, mas sem telefones. Pelo que se pode perceber, o contato com a redação é inteiramente feito por um e-mail somente.

Além disso, o link Fale Conosco do portal apenas remete para o mesmo e-mail geral informado na página Expediente. Não há formulário próprio para contato na página eletrônica, e também não existe essa opção para correção de erros nas notícias.

O site também deixa a desejar no que se refere ao espaço para comentários das reportagens por parte dos leitores, como mostram os portais G1 e Folha de S. Paulo; essa possibilidade só é observada nos blogs da BBC, que, por serem blogs, têm essa opção pré-concebida.

Usabilidade

É relativamente fácil navegar no site, mas alguns pontos dificultam essa navegação, como o fato de não haver todas as editorias no menu à esquerda. Só estão especificadas as sessões de Ciência & Saúde e Cultura & Entretenimento. As demais classificações estão diluídas na página, e notícias de política ou economia, por exemplo, só podem ser encontradas através do sistema de busca do site. Esse recurso de pesquisa, no entanto, só permite a busca por palavras explícitas em determinada matéria, não sendo possível restringir uma editoria e ter como resultado todas as notícias incluídas nela.

A capa do portal muda pouquíssimas vezes ao longo do dia; mas uma notícia que já saiu da página inicial pode ser encontrada posteriormente sem grandes dificuldades, através do sistema de busca do site, por algum termo ou palavra usada na matéria.

Rapidez para carregar

O site da BBC Brasil geralmente carrega rápido, especialmente os vídeos. Abaixo, a configuração de algumas máquinas e os respectivos tempos levados para carregar o conteúdo.

Genuine Intel
Sistema Microsoft Windows XP
1.81 GHz
504 Mb de RAM
Conexão ADSL Turbo
Velocidade: 539.42 Kbps
Internet Explorer
Tempo para carregar site: 13"34
Tempo para carregar galeria de fotos: 5"94
Tempo para carregar vídeo: 7"

AuthenticAMD
Sistema Microsoft Windows 98
333 MHz
64 Mb de RAM
Velocidade: 474.93 Kbps
Mozilla Firefox
Tempo para carregar site: 15"
Tempo para carregar galeria de fotos: 7"
Tempo para carregar vídeo:12"45 para abrir a nova janela, mas para ver o vídeo é necessário instalar plugins

AMD Turion 64 Mobile
Sistema Microsoft Windows XP
1.58 GHz
1GB de RAM
Velocidade: 116.09 kbps
Internet Explorer
Tempo para carregar site: 14"
Tempo para carregar galeria de fotos: 7"
Tempo para carregar vídeo: 8"13

Mac OS X
Sistema Mac
700 MHz
640 Mb de RAM
Velocidade: 224.89 Kbps
Safari
Tempo para carregar site: 18"
Tempo para carregar galeria de fotos: 8"
Tempo para carregar vídeos: 16"

Sistema de busca

A guarda da Rainha não perde nada de vista. Tudo é mantido sempre à mão. O sistema de busca funciona de maneira rápida e eficiente. O método classifica as notícias por relevância e destaca a editoria na qual a notícia saiu. É possível também listar as notícias por ordem cronológica e saber exatamente a quantidade de resultados obtidos, visto que estes ficam no alto da página assim que o sistema faz a análise da expressão ou palavra procurada. Outro dado essencial colocado em destaque é a data em que a informação foi veiculada. A maioria dos sistemas de busca dos sites esquece de deixar esse dado bem visível, todavia a rainha não gosta de se perder quando o objetivo é encontrar algo que procura.

Pop-up e html dinâmico

A rainha não gosta que atrapalhem a leitura de seus súditos. Por isso não existem pop-ups no site nem nada que possa remeter a um html dinâmico. De dinâmico já bastam as notícias e olhe lá. Apesar de ser BBC Brasil, a monarquia ainda guarda o conservadorismo tradicional da corte britânica.

Sinalização de links

Pelo jeito a realeza em questão não gosta muito de chamar a atenção. Não há sinalização aparente de links. Eles apenas aparecem sublinhados ao passarmos a seta do mouse por cima das manchetes. O que realmente diferencia o texto com hiperlink do sem, é a cor das letras. As fontes de cor azul possuem sinal de ponte para o texto completo, já as de cor preta são apenas complementos de notícias.
As matérias não trazem nenhum link interno.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Importância da imagem

Quase todas as notícias de capa tem fotos, mas elas costumam ser pequenas. Dentro das matérias, nem sempre há fotos. E quando há imagem, tem apenas uma, de tamanho médio. Há uma sessão de galeria de fotos na barra de links da esquerda. Em 'fotos', há uma galeria principal a partir de uma única foto grande e tem também outras galerias à direita e abaixo (com fotos pequenas como link). Embaixo das galerias à direita, há a sessão 'Fotos da semana', que destaca apenas uma galeria.
Os ícones para áudio e vídeo são bastante autoexplicativos. Para o vídeo, há o link de 'play' e, para o áudio, há um pequeno megafone. Para as galerias de foto, há o link 'abrir' com o desenho de uma janela.

Padrão gráfico

O site da BBC Brasil mantém, sim, um padrão gráfico. À esquerda, há sempre a barra de links para atrações dentro do site e, no logo acima, tem sempre os links gerais da matriz BBC. À direita do logo, há a barra de busca.
Na capa, a chamada para a notícia principal tem fonte e foto maiores que as outras matérias, que aparecem logo embaixo, sempre com fotos. Entre as notícias secundárias, há uma barra azul, com mais destaques. Abaixo, há 'Outras notícias', que não apresentam imagens, e os serviços ficam à direita. Ainda abaixo, há a sessão 'Veja também', com chamadas para matérias e colunas, podendo conter fotos ou não. Em seguida, há de novo a barra azul, com chamadas para matérias, sempre com fotos.
Nas páginas internas, há a notícia principal no centro e embaixo uma barra azul com o título 'Agora na BBC Brasil', com três chamadas de matéria com fotos. A notícia principal pode ter link para vídeo no meio do texto e, apesar de ter foto, esta costuma ser pequena. À direita da matéria de destaque, há uma coluna com diversos itens: em cima, link para ver aquele conteúdo em vídeo ou para saber sobre o assunto de forma mais aprofundada (entrevistas ou reportagens maiores). Em seguida, há o item 'Notícias relacinadas', como uma espécie de arquivo, para ler textoss antieriores sobre o fato. Depois, há 'Links externos', como o site do governo do país em questão na matéria. E por último, tem o box em cinza 'Últimas Notícias', que não tem relação com o assunto da matéria.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Conhecendo a realeza

Pela observação feita do site da BBC na versão brasileira, é possível dizer que a organização da página é simples e bem estruturada. A página de conteúdo é dividida sempre em três colunas. A matéria principal é destacada no canto superior esquerdo da página e é cedido um espaço de duas colunas. Outros destaques menores são enfatizados com uma faixa azul. O logotipo do site da BBC está localizado no canto esquerdo, acima da matéria principal. A parte de busca de notícias também fica na parte superior só que do lado direito. Como o site da BBC Brasil é uma parte dentro do site da BBC do Reino Unido, acima do logotipo da empresa está a navegação global do site. Clicando nesses links, que estão dispostos horizontalmente, é possível navegar nas opções: Home. News, Sport, Radio, TV, Weather e Languages.
O site só deixa a desejar na divisão das editorias. A navegação local, que dá acesso aos conteúdos de dentro do site da BBC Brasil, está localizada na coluna da esquerda e possui a divisão dos conteúdos em: Ciência e Saúde, Cultura e Entretenimento, Vídeo e Áudio, Fotos, Especial, Interatividade, Tempo, Aprenda Inglês, sem contar a parte de Rádio Serviços e Serviço Mundial. Entretanto, essas divisões da navegação local não dão conta do conteúdo que é disponibilizado no site. Por ser um site jornalístico, as notícias de mundo, ciência, política e economia têm mais espaço que as notícias de entretenimento. Mas para encontrar notícias de editorias que não estão especificadas na navegação local, é preciso selecioná-las na página principal, ou começar uma busca entre as outras editorias para ver se encontra algo relacionado ao assunto.
Somente na página principal, há frases que mudam constantemente chamando atenção para as notícias mais recentes. O site não possui nenhum tipo de banner publicitário, tanto na página principal, como nas que dão acesso para as editorias e matérias. Nenhum tipo de janela se abre sem que o internauta tenha solicitado. Os vídeos e a parte multimídia se encontram no canto superior direito da página principal e também das páginas principais de cada editoria. Nas páginas de matéria, os vídeos e as fotos podem ser acessados através de links que aparecem dentro do texto.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Ate a Rainha aprova

Ninguém duvida que a BBC é uma TV pública que deu certo. Mantida por todos os cidadãos britânicos e garantida por uma assinatura da Rainha Elizabeth II, ela consegue a independência necessária para fazer jornalismo de uma forma competente.
Para a disciplina de Online I, pretendemos analisar o site da BBC Brasil e descobrir se o seu bom desempenho repete-se na internet. Publicaremos posts sobre os diversos aspectos jornalísticos do portal de notícias brasileiro.

Nos acompanhe nessa viagem pela corte da Rainha!